Cena de estupro em Game of Thrones desperta polêmica

Cena mostrada no terceiro episódio da quarta temporada é diferente do que acontece no livro escrito por George R.R. Martin.


Que Game of Thrones não é uma série para quem tem estômago fraco, isto os fãs já sabem desde o episódio inicial da primeira temporada, quando o jovem Bran (Isaac Hempstead-Wright) é jogado do alto de uma torre por ter flagrado os irmãos Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) e Cersei (Lena Headey) em pleno incesto. Pois o terceiro episódio da quarta temporada, exibido no último domingo, tem despertado uma imensa polêmica na internet. Tudo por conta de uma cena de estupro que não está presente no livro escrito por George R.R. Martin.


Se você não deseja saber spoilers sobre a série, um aviso: é bom parar por aqui!



A cena em questão mostra o velório de Joffrey (Jack Gleeson), que faleceu no episódio anterior. Com Cersei desolada ao lado do filho, Jamie se aproxima e a estupra. Ali mesmo, ao lado do caixão.



Mais do que o peso da cena, a polêmica gira em torno da necessidade de alterar de forma tão brusca o que acontece no livro. Segundo o material original, Jaime apenas retorna a King's Landing após a morte de Joffrey. Eles até têm relações sexuais ao lado do caixão do filho, mas tudo acontece de forma consensual. A questão é que, na série, Jaime retornou ao palácio real semanas antes, ainda na terceira temporada. E, com isso, ele conviveu com o desprezo de Cersei por vários dias, o que teria impulsionado o estupro.



Para George R.R. Martin, que comentou sobre o episódio em seu blog, os roteiristas da série foram vítimas do chamado efeito borboleta, quando uma pequena mudança provoca consequências inimagináveis a princípio.



"Se a série tivesse mantido algo do diálogo de Cersei nos livros, teria passado uma impressão diferente - mas esse diálogo foi construído pelas circunstâncias do livro, dito por uma mulher que revê o amante depois de muito tempo, temendo que ele tivesse morrido. Não acho que funcionaria."



A quarta temporada de Game of Thrones está em exibição no canal de TV por assinatura HBO. Os novos episódios vão ao ar sempre aos domingos, às 22h, em transmissão simultânea para o Brasil e os Estados Unidos.

Você também pode gostar

0 (Comentários Desativados)

Postagens Recentes