Símbolo do autismo e seu significado - Cantinho da Leitura

Símbolo do autismo e seu significado

2.4.14

SemanaPassarinha-Selo



190px-Autismo-fita3
A ideia da fita vermelha retorcida, formando um pequeno “A”, como símbolo de luta contra AIDS, partiu do grupo Visual AIDS, de Nova York, em 1991. Um dos artistas sugeriu a criação de um símbolo único, público e que mostrasse solidariedade em relação aos portadores HIV.
Nos EUA, as fitas amarelas já eram usadas para dar as boas vindas aos soldados que voltavam para casa.
Trocou-se, então, o amarelo pelo vermelho.
Em 1992 nascia em Londres a Red Ribbon Internacional, entidade não governamental responsável pelo controle dos usos (e abusos) do símbolo internacional de luta contra a AIDS.
Isso inspirou outros grupos a aderirem a fita como forma de símbolizar uma causa. Uma delas é usar a preta representando o luto, a rosa para o câncer de mama e pensa-se em usar a azul para representação do autismo.
Tem-se usado essa fita colorida para representar o autismo. Sua descrição seria essa:
  • O quebra-cabeça já diz tudo: Mistério, complexidade, dificuldade e autistas gostam de quebra-cabeças.
  • As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e das famílias convivendo com a desordem ou a trilogia autista (comportamentos repetitivos, comunicação, socialização).
Uma ONG bem conhecida nos USA sobre o autismo é a Autism Speaks. Ver história no site
Eles usam como logo uma peça de quebra cabeça da cor azul. A peça lembra uma criança/pessoa. A cor azul representa a maioria masculina dentro do espectro autista. O quebra cabeça foi dito acima. Seu símbolo foi exibido em um episódio do seriado Grey’s Anatomy, conforme link abaixo:

http://blog.autismspeaks.org/2012/02/10/greys/

Você também pode gostar

0 (Comentários Desativados)

PARCEIROS 2016

PUBLICIDADE