Resenha | Cova 312 de Daniela Arbex




A longa jornada de uma repórter para descobrir o destino de um guerrilheiro, derrubar uma farsa e mudar um capítulo da história do Brasil.


Menos de dois anos depois de seu surpreendente bestseller de estreia, “Holocausto brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante politico, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro e ainda apresenta uma revelação bombástica para mudar um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento. O prefácio é assinado pelo escritor Laurentino Gomes, da trilogia 1808, 1822 e 1889, leia um trecho, “O tema pode parecer pesado e, como trata de episódio ainda mal resolvido da história recente brasileira, difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida..



Editora: Geração Editoral | Páginas: 344 | Ano: 2015 | Skoob: Cova 312


Este livro é dedicado à memoria de todos aqueles que tombaram na luta pela construção de uma sociedade livre e democrática, aos que sobreviveram à ditadura brasileira,  o período mais sombrio do país . As cinzas do tempo jamais vão sepultar a verdade. 

Daniela Arbex volta às livrarias com este seu segundo livro menos de dois anos depois de seu premiado e surpreendente livro de estreia, " Holocausto Brasileiro ", que chocou e comoveu mais de 100 mil leitores no Brasil e em Portugal. A gora ela desce ao submundo das prisões da ditadura para revelar um segrego militar: o destino do corpo de um militante político preso em 1967 e nunca mais visto.

Histórias como esta alguém poderia argumentar que existem várias: a ditadura militar prendeu, torturou , matou e desapareceu com muitos corpos até hoje aclamados dos seus familiares. Mas como a história é narrada como um romance, misto de poesia e tragedia, por uma das maiores jornalista investigativa do Brasil, o resultado não poeria mesmo ser comum. 



Em " Cova 312 " , ela conta a história de uma só pessoa: o jovem ( 26 anos ) Milton Soares de Castro, integrante do primeiro e frustrado grupo de guerrilha pós golpe de 64. 

A guerrilha - que jamais aconteceu- teria início na Serra do Caparaó, com apoio de Cuba e do ex-governador gaúcho Leonel Brizola, cunhado do presidente deposto João Goulart. Mas Milton foi preso em 1967 e conduzido para a Penitenciaria de Linhares em Juiz de Fora, Minhas Gerais, para viver seu horroroso calvário. 


Milton Soares de Castro foi cruelmente assassinado na Penitenciaria de Linhares. Os militares forjaram documentos e desapareceram com o seu corpo. 


— Quando terminei a leitora eu me senti sufocada pela emoção que esta obra carrega, é muito triste perceber o quanto os seres humanos um dia foram cruéis, e pior que ainda são.  


Daniela Arbex, relata todos os acontecimentos ocorridos na época, até que chega ao desfecho revelador sobre onde está enterrado o corpo de Milton. Descobre como ele foi preso e quem era ele, seus sonhos, suas esperanças;  entrevista sobreviventes - oprimidos e opressores- revela como foi a vida na prisão e como os militares montaram uma fraude para esconder seus crimes. 


— " Cova 312 " é um livro extremamente emocionante e assustador, fico pensando em tudo que Daniela pode ter pensado, e presenciado ao investigar este mistério, como a responsabilidade em alguns momentos deve ter pesado em seus ombros, e fico acima de tudo impressionada com sua determinação e coragem.

Recomendo a leitora deste livro, aviso que poderá se assustar com o desfecho, apesar do vasto de informações que temos sobre a história do Brasil, este livro não deixa de ser mais um ensinamento e reflexão sobre nossas ações feitas ontem, e as prováveis consequências que um dia  terá sobre todos nós. 



" Dentro dos muros daquela prisão existia um mundo secreto, estranho e terrível, cheio de opressão, injustiça, desesperança, sofrimento e horror. " 


0 Comments