Mudar de ambiente pode melhorar sua capacidade de memorização nos estudos

“Estudar muito!”
É claro que a primeira coisa que vem na cabeça de quem está se preparando para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a quantidade de horas de estudo que acredita serem necessárias para conseguir uma boa nota e alcançar seus objetivos.
Entretanto, o tempo de estudo é apenas um dentre os diversos fatores que selecionarão os melhores candidatos. Outro fator extremamente relevante e que muitas vezes é aquecidos pelos estudantes é a qualidade dos estudos.
E a dica de hoje fala exatamente sobre isso. Como melhorar a eficiência nos estudos com uma estratégia simples e pouco difundida!
Primeiro uma curiosidade. O funcionamento do nosso cérebro é estranho e muitas vezes até surpreendente. Fazemos muitas associações ao longo dos dias e nem percebemos. Quer uma demonstração? Você consegue se lembrar o que comeu no almoço 15 dias atrás? Dificilmente! Entretanto, se eu lhe perguntar o cardápio da primeira vez que jantou na casa do seu primeiro(a) namorado(a) talvez você se recorde, mesmo que o prato principal tenha sido extremamente simples e nem tão gostoso (ou ruim) assim! Engraçado, não é?
Isso ocorre porque nosso cérebro fixa melhor as cenas dos momentos diferentes que estamos passando. Tudo que é novo, ele dará maior ênfase e irá arquivá-lo com mais “carinho”. É justamente por isso que talvez você tenha se recordado do menu daquela janta!
Assim sendo, o que acha de aproveitar essa peculiaridade para aumentar sua capacidade de memorização na hora de estudar? Tente, na medida do possível, mudar de ambiente na hora de estudar. Essas mudanças podem ocorrer tanto ao longo da semana (indo estudar na casa de um parente, de um amigo ou mesmo numa biblioteca) ou durante o mesmo dia (cozinha, sala ou quarto). Se você estudar a segunda guerra mundial num parque e alguma questão dessa matéria aparecer no Enem, talvez consiga se recordar de detalhes do conteúdo apenas porque lembrará da vez que foi estudar no parque!
Apenas tome cuidado na escolha dos ambientes. Certifique-se da tranquilidade e do silêncio do local. Caso contrário, sua concentração será comprometida.

Compartilhar:

0 (Comentários Desativados)