Quantas horas por dia preciso estudar para o Enem?

As possibilidades que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fornece aos estudantes são incríveis. Para se ter uma ideia, no primeiro Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano foram ofertadas mais de 170 mil vagas. Quando olhamos para o programa Universidades para Todos (Prouni) também nos espantamos. Foram beneficiados mais de 130 mil participantes.
Entretanto, dentre tantos números gigantescos que o Enem apresenta, nenhum assusta tanto quanto o número de inscritos. Para as provas de 2014 estão confirmados mais que 8,7 milhões de candidatos!
Em outras palavras, embora o exame possibilita muitas oportunidades, conseguir abraçar uma delas não esta nada fácil, pois a quantidade de pessoas que as disputam é absurda.
Por isso, muitos estudantes nos mandam mensagens e emails perguntando sobre a quantidade de horas diárias de estudos necessárias para alcançar os objetivos no exame. E a resposta, como deve suspeitar, varia de caso para caso.
Podemos dizer que existem 3 perguntas para serem levadas em consideração. São elas:
1 – Qual seu objetivo?
As possibilidades do exame, como já dito, são inúmeras. Umas são mais concorridas. Outras, nem tanto. É claro que uma bolsa de estudo num curso com muitas vagas é bem mais fácil que ser aprovado na UFRJ em medicina. Portanto, pesquise se seus objetivos estão próximo ou distante de você.

2 – Quanto tempo tem para estudar?
Existem pessoas que trabalham de dia e fazem cursos a noite. Nestes casos, é claro que as horas de estudos serão reduzidas se comparadas aos candidatos que dispõem do dia todo. Infelizmente essa análise precisa ser feita antes de começar a traçar seus objetivos.

3 – Quanto tempo realmente irá estudar?
Parece bobagem, mas essa última pergunta é talvez a mais importante das três. Você realmente quer esse objetivo? Irá cumprir os horários de estudo? Não adianta nada ter um tempo reservado para estudar e simplesmente não estudar!

Respondendo com sinceridade essas três perguntas, certamente você estará apto a responder quantas horas de estudo será necessário para conseguir o que deseja no Enem. Como afirmado anteriormente, cada caso é um caso e só você conseguirá responder o que precisa e o tempo que irá dispor para ir em busca dos seus objetivos.

Compartilhar:

0 (Comentários Desativados)