Livro que pertenceu a Anne Frank será leiloada em Nova York


Um livro com contos de fadas que pertencia à famosa adolescente judia morta no Holocausto Anne Frank e traz sua assinatura irá a leilão em maio em Nova York, informou nesta quarta-feira (16) a casa de leilões Swann Auction Galleries.

A edição no original em alemão dos contos dos irmãos Grimm, que inclui clássicos como "Branca de Neve" e "João e Maria" – propriedade de Anne e sua irmã, Margot, até serem forçadas a fugir dos nazistas em 1942 – é avaliada entre US$ 20 mil e US$ 30 mil.

Anne Frank escreveu seu nome e o de sua irmã na primeira página do livro, afirmou a Swann Auction Galleries, que promoverá o leilão em 5 de maio.

Segundo a casa de leilões, a caligrafia coincide com outros manuscritos de Frank, famosa pelo diário que escreveu sobre sua vida na clandestinidade entre 1942 e 1944 antes de morrer no campo de concentração nazista de Bergen-Belsen em março de 1945.

Anne nasceu em Frankfurt em 1929, e sua irmã, em 1926. A família se mudou para Amsterdã em meados da década de 1930 para fugir do nazismo. O livro que será leiloado foi publicado em Viena em 1925.

"O que dá mais emoção, história e valor potencial é o fato de que está assinado por Anne Frank e pertencia a ela", disse Nicholas Lowry, presidente da Swann Auction Galleries.

A jovem morreu apenas dois meses antes da derrota nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Seu diário vendeu mais de 30 milhões de exemplares e foi traduzido em 57 idiomas.

Capa de livro dos irmãos Grimm publicado em 1925 na Áustria e que pertenceu a Anne Frank, a famosa adolescente judia morta no Holocausto; obra vai a leilão em maio (Foto: Jewel Samad/AFP )

Funcionário da empresa de leilões Swann mostra assinatura de Anne Frank, a adolescente judia morta no Holocausto, e da irmã dela, Margot, em exemplar de livro dos irmãos Grimm publicado em 1925 em Viena; obra vai a leilão nos EUA, e valor é estimado entre (Foto: Jewel Samad/AFP)


0 Comentários