101 brasileiros que fizeram história

Lançamento do livro 101 brasileiros que fizeram história, de Jorge Caldeira

28.6.16,0 Comments


Uma saga em 101 vidas.

Você vai conhecer os grandes construtores do Brasil.

Desde o primeiro homem a desembarcar de um navio, em 1500, e conviver com os habitantes da floresta tropical, até figuras notáveis dos dias de hoje que empreenderam o desafio de viver na primeira sociedade multiétnica do planeta. Fizeram uma grande história.

Uma leitura surpreendente e imperdível.

“Cinco séculos depois, o Brasil continua um mistério – pelo menos semântico. O fato é que, como marujos em meio ao nevoeiro, ninguém sabe ao certo o que Brasil quer dizer – nem mesmo se é com o S habitual ou com um Z ancestral.

Talvez seja nessa dubiedade que se encontre a gênese do Brasil e seu duplo — essa espécie de síndrome que justapõe o país real ao país imaginário. O lugar onde os clichês se despedaçam e no qual o “país de contrastes” vira o país das contradições, onde a pátria do homem cordial transborda em discórdia e o suposto caldeirão que mistura todas as cores e raças mais parece um liquidificador — como se a aquarela do Brasil fosse um borrão abstrato.


A coleção Brasil 101 quer ser um espelho, refletindo não apenas o país que se vê, mas também a nação que não se enxerga. E é Jorge Caldeira que a inaugura. Se a lista de personagens o deixar um tanto desorientado, não se preocupe: isso é só porque não sabemos quase nada de nossa história – e o pouco que sabemos não aconteceu como nos contaram...” – Eduardo Bueno


Você também pode gostar