ADAPTAÇÃO DE LIVRO DE MACHADO DE ASSIS GERA POLÊMICA

Foi divulgado neste mês o projeto da autora Patrícia Secco que incentiva os jovens a lerem as obras dos principais autores da literatura brasileira. Em junho a autora lançará uma versão simplificada do livro O Alienista de Machado de Assis publicado em 1882, com uma linguagem fácil, frases mais diretas e palavras com sinônimos comuns.

Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto com patrocínio da Lei Rouanet tem como objetivo adaptar outras obras de outros grandes autores, como José de Alencar que também terá o seu livro A Pata da Gazela adaptado para uma versão simplificada.
A autora afirma que, apesar da linguagem ser descomplicada, o estilo dos autores será mantido. A previsão é de que 300 mil exemplares de quatro livros adaptados de autores diferentes serão distribuídos gratuitamente no próximo mês pelo Instituto Brasil Leitor.
O projeto gerou polêmica nas redes sociais e está sendo bastante criticado. Estudiosos de Machado condenam a ideia e afirmam ser um insulto, podendo prejudicar a obra original. Alguns leitores defendem afirmando ser uma forma de incentivar os jovens brasileiros à leitura e assim despertar o interesse pela obra original futuramente.
O lançamento da adaptação de O Alienista ocorrerá em junho em São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

Você também pode gostar

0 (Comentários Desativados)

Postagens Recentes