Resenha | Trama, Michael Jensen e David Powers King


O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. 

Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. 

Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. 

Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre. 

Editora: Arqueiro | Publicação: 2016 | Páginas: 304 | Gênero: Fantasia - Skoob | Comprar: Amazon


Trama foi uma surpresa este ano!

Quem acompanha o blog deve estar ciente que histórias de fantasias e aventuras geralmente não são o meu forte, as minhas expectativas não são superadas e esse gênero passou a ser excluído da minha lista de leituras, pois sou uma pessoa muito mais dramática e sensível para os romances e dramas da vida. Mas Michael Jensen desenvolveu uma história deliciosa e muito bem tramada que se tornou fantástica aos meus olhos, pois fui sendo guiada pelo enredo que entrelaça por uma ideia tão original e por personagens determinados e apaixonados que não pude resistir ao conjunto desta obra. 



Nesta trama, nos encontramos na Vila Pedras no Reino de Avërand e conhecemos o jovem de dezessete anos, Nels que é conhecido por todos como o Cavaleiro da Vila das Pedras por sua força e incríveis habilidades em luta livre. Ele que sempre sonhou em ser um cavaleiro de Avërand, movido por este sonho desobedece sua mãe após conhecer um senhor misterioso chamado Ickabosh que diz ser o alfaiate da família real. Convencido que Ickabosh é amigo de longa data de sua mãe, termina por aceitar o convite de ser sua companhia para o festival. 

Sendo educado e obediente Nels nunca realmente compareceu ao festival à pedido de sua mãe mesmo sabendo que esta era é a sua única chance de realizar seu sonho: tornar-se um cavaleiro real.

Neste festival, a família real comparece para escolher escudeiros para a cavalaria, o primeiro passo para se tornar um cavaleiro real. Mas ao chegar no festival, o jovem é surpreendido com a triste notícia que neste ano no festival não haverá recrutamentos de jovens escudeiros. E para piorando seu humor, Nels é humilhado e rejeitado pela Princesa Tyra após vencer uma luta livre contra Arek, o cavaleiro favorito de Avërand. Foi a gota d'água, seus sonhos foram frustrados!

Nels no caminho de volta para casa é abordado por bandidos e covardemente assassinado. Mas misteriosamente se ver um fantasma e encaminhado de uma missão ao lado da única pessoa que consegue vê-lo, a arrogante princesa Tyra. 

Com o episódio ocorrido no festival a relação entre Nels e Tyra é espinhosa, eles não conseguem se entender, pensam e agem de formas diferentes. Tyra se mostra mimada e arrogante e, Nels a seus olhos não passa de um infeliz plebeu que não teve sorte por morrer tão jovem. 
"Ela o encarou com um olhar afiado como faca. Ele não se abalou. Não havia traço de medo nele, quando qualquer outra pessoa teria se encolhido aos seus pés. Ninguém mais ousaria agir assim, nem fazer acusações ofensivas na sua presença. Morto ou vivo, esse camponês não deveria ser diferente." 

Desde a primeira página me vi envolvida com o enredo de Trama por ser tão linear, o ritmo da leitura fluir de uma forma que você não percebe o tempo passar. É uma história extremamente aconchegante e profunda que apesar de desejar nem existe a necessidade de uma sequência por sua complexidade. Pelo menos não para mais uma história centralizada em Nels e Tyra. 

Há muitos mistérios em torno do personagem Nels e uma justificativa para a Tyra ser a única pessoa a conseguir vê-lo em sua belíssima forma fantasmagórica. Curiosos para desvendar esse mistério terminaram descobrindo um segredo há muitos anos guardado pela família real, segredo este que  terminou por ocasionar a morte de Nels. A partir daí a história segue acompanhando-os em uma missão por um objeto raro e caso manuseado de forma errônea, é mortal. 
"(...) Não é uma agulha comum. Essa agulha específica foi feita pessoalmente por Gailner, o primeiro alfaiate que teceu o tecido a Urdidura. A agulha dá a qualquer um que a use o poder de alterar o tecido da realidade. Nenhuma alma viva viu a Agulha, e pouco sabem de sua existência: ela esteve perdida durante séculos."
Nesta incrível aventura, Tyra e Nels enfrentam a morte constantemente e fazem novas e estranhas amizades pelo o percurso. Perseguidos por uma figura misteriosa o final desta trama surpreende com revelações e a descoberta de um incrível sentimento que fora escrito costurado pelo destino. 

Destino, intrigas, aventuras e perigos são as palavras que descrevem esta história. Informo para quem não gosta de romance que o autor conseguiu medir em baixa dose o que na minha opinião só teve a acrescentar em minha avaliação. 

Todo mundo faz parte de uma trama, não imaginamos o que o destino nos reserva. Michael Jensen passou 10 anos desenvolvendo o conceito de Trama antes de conhecer seu coautor David Powers King que expandiu sua visão e a transformou em realidade. Acredito que esses anos em que esta história ficou sendo desenvolvida foi a medida perfeita, nem mais e nem menos, tudo em Trama foi fascinante, desde a ideia aos personagens, a sua narração... O final. Não teria como ser melhor.


Michael Jensen passou dez anos desenvolvendo o conceito de Trama antes de conhecer o coautor David Powers King, que expandiu a visão de Michael e a tornou realidade. Ele cursou o prestigiado programa de música, dança e teatro da Brigham Young University. Depois de dar aulas na BYU, abriu o próprio estúdio de formação de cantores. Além de ser um criativo contador de histórias, Jensen é cantor e compositor. Vive em Salt Lake City com o marido e quatro cachorros.

0 Comments