Resenha | Para todos os garotos que já amei de Jenny Han


Se surpreenda com Para todos os garotos que já amei de Jenny Han.    


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.




Editora: Intrínseca | Páginas: 320 | Ano: 2015 | Skoob: Para todos os garotos que já amei



“ Para todos os garotos que já amei “, de Jenny Han é o primeiro livro da Editora Intrínseca que leio depois de ter conhecido o livro “ Como era eu antes você “ , e como os romances da Intrínseca são sempre tão contagiantes e juvenis foi difícil não amar a história de Lara Jane.


Neste romance conhecemos Lara Jane uma jovem de 17 anos que cursa o segundo ano no Ensino Médio e apesar de sua idade, é muito responsável por ter sido mais que irmã desde o falecimento de sua mãe. Ela tem uma irmã mais velha chamada Margot que sempre cuidou de tudo com tanta veracidade que ela sente um orgulho imenso e tenta seguir seus passos, além de Margot, tem uma irmã mais nova chamada Katherine ou Kitty para os íntimos.

Logo no início deste livro a personagem Margot se ausenta do enredo principal, para ir se aventurar em sua nova vida de universitária, deixando Lara Jean cuidando de Kitty, e seu pai para cuidar de ambas .. Não vou deixar de citar o Josh, ex-namorado de Margot que fica de coração partido após sua partida.


— Sabe aquele livro que parece que não existe um ponto negativo na personalidade de cada personagem? Com este livro senti que todos são perfeitos e encantadores, então falo com toda a sinceridade que os personagens que Jenny Han criou me conquistaram de uma forma que antes eu achava impossível de acontecer, foi amor á primeira vista com todos, sem excesso.

Lara Jane, gostou de pouquíssimos garotos e beijo muito menos, pois sempre foi uma menina que passou despercebido á todos, mas teve uma infância boa, o que fez com se "encanta-se" por 5 garotos durante o ensino fundamental, um deles sendo Jash o ex-namorado de sua irmã, e como todos os adolescentes Lara Jane teve que fazer escolhas que a magoaram em determinado momento, porém foram escolhas sábias, e uma delas foi esconder o sentimento que sentia por Josh para que sua irmã fosse feliz em seu relacionamento.

Como todas nós temos nosso meio de despedida desses sentimentos, para Lara é muito simples, quando crer que superou ela escreve uma carta endereçada ao garoto, é como um desapego pessoal.

A história começa a fluir quando o Peter K. lhe entrega uma carta cujo o remetente era ela, ele nem precisou explicar pois Lara Jane já sabia qual era o conteúdo e entra em desespero ao descobrir que suas cartas sumiram. Outro garoto recebe a carta que há muito tempo ela havia escrito, e Lara começa a temer uma única coisa:  Que a carta que ela escreveu para Josh chegue em suas mãos.

Josh recebe a carta e fica confuso, procura por Lara Jane para obter explicações, ela conta lhe a verdade que faz muito tempo que foi escrita e que tais sentimentos já não existem, só que em vez dele esquecer passa a querer saber mais sobre o que ela sentiu e Lara começa a se preocupar com está subida curiosidade, agora que ele está solteiro nada os impede de começa um relacionamento.

Vamos esclarecer uma coisa: Margot e Josh namoraram durante muitos anos e sempre se amaram, se comportaram como um casal potente cujo o sentimento não poderia ser superado por nenhum outro, e Lara não sente que tem o direito de acabar com este sentimento mesmo que eles já não estejam juntos, pois conhece-os e sabe que um dia voltaram.

Em meio a esta confusão surge uma solução. Peter e Lara foram amigos durante toda a infância, só que após ele começar a namorar com Georgina sua ex-melhor amiga,  a amizade entre ambos acabou. Peter foi o primeiro garoto que á beijou, essas coisas nunca podemos esquecer, o que sentiu depois se transformou em amor. 

Peter K. é lindo, engraçado e extremamente popular, diria que é o típico PlayBoy se este fosse um livro do gênero New Adult muitas garotas iriam pirar para passar a mão em seu abdomen sarado, mas não foi por isso que Lara um dia se apaixonou por ele, por baixo de todo este glammur ele é um bom amigo e super amoroso. E é justamente ele que irá livrar Lara desse constrangimento com Josh iniciando um namoro de mentirinha. Não é uma má ideia para ambos, Peter que fazer com a sua ex namorada, a Georgina sinta ciúmes dele e veja que desta vez não ha volta para o romance.

A confusão do início só pior, para quem havia achado uma solução encontrou mais um problema para ser adicionado a lista, fica meio obvio que se relacionar com alguém mesmo que seja uma farsa não termina nada bem, e as vezes até faz com velhos sentimentos apareceram, e é o que acontece com Peter e Lara.


Quando me deparei com os agradecimentos finais, senti um tapa bem dado em meu rosto, mas tudo que consegui pensar foi em ler novamente. Sabe aquele livro que te prende do início ao fim, que possuí personagens carismáticos e bons demais da conta ? Pois é, assim que é " Para todos os garotos que já amei ". Um livro incrível, é até difícil dizer mas até o momento foi a única leitura do ano que me cativou em todos os sentidos.



P.S. eu ainda te amo - Lara Jean não esperava se apaixonar realmente por Peter.Ela e o Peter estavam apenas fingindo. Só que de repente eles não eram. Agora Lara Jane é mais confusa do que nunca.Quando outro menino do passado retorna à sua vida, os sentimentos da Lara Jane para ele retornam também. Pode ser uma garota apaixonada por doisgarotos de uma vez?


Nesta sequela encantadora e sincera para o New York Times Best-seller de " Para todos os garotos que eu já amei " , Lara Jane está prestes a descobrir que se apaixonar é a parte mais fácil. 


Você também pode gostar

0 (Comentários Desativados)

Postagens Recentes