Disciplina mais importante na prova do Enem !?

Quem participará do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez já se questionou qual disciplina é mais importante na preparação para o exame. E a resposta, como deve suspeitar, é de que todas são importantes.
Entretanto, certamente essa não era a resposta que você esperava. Afinal, claro que todas têm importância! A dúvida é qual a MAIS importante?
Não ficaremos em cima do muro! Entretanto, para respondê-la, precisamos olhar de uma forma mais detalhada para as formato do Enem.
A prova é dividida em dois dias. No primeiro são 90 questões, sendo 45 de Ciências humanas e suas tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Já no segundo são 45 de Linguagem, códigos e suas tecnologias, 45 de Matemática e suas tecnologias e uma produção textual (redação).
Embora a prova seja extremamente interdisciplinar, podemos dizer que cada área tem, digamos, suas principais disciplinas. Vamos a elas:
  • Ciências Humanas e suas tecnologias = Geografia, história e, em menor quantidade, sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias = Química, física e biologia.
  • Linguagens Códigos e suas tecnologias = língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e, em maior quantidade, português.
  • Matemática e suas tecnologias = Matemática.
Como já adiantamos, cada área tem 45 questões. Portanto, de acordo com o formato da prova, podemos já começar as esboçar as matérias mais importantes para o Enem:
1 – Matemática e redação.
3 – Português.
4 – História e Geografia.
6 – Química, física e Biologia.
9 – Língua estrangeira, artes e sociologia.

Mas calma que nossa resposta definitiva ainda não é essa. Até o momento fizemos uma análise apenas quantitativa. Agora chegou a hora de olhar qualitativamente.
Como todos sabem, uma das peculiaridades mais importantes da prova é a cobrança de interpretação de texto. E essa característica é comum a todas as disciplinas. Basta ler qualquer questão de história ou mesmo de matemática que perceberá rapidamente a importância da leitura.
Dessa forma, caso não levássemos em conta a interpretação de texto, nossa análise fatalmente ficaria deficiente.
Portanto, considerando a quantidade de questões e as características da prova, não temos receio algum em afirmar que a disciplina mais importante para o Enem é a nossa língua, o português. Afinal, além das diversas questões da disciplina propriamente dita, temos a produção textual e necessidade de boa leitura em todas as outras disciplinas.
Assim sendo, cumprindo com o que garantimos no começo do artigo, não ficaremos em cima do muro!Para nós do infoEnem, a disciplina mais importante na prova do Enem é o português, seguido da matemática.
Apenas um alerta: estudar apenas essas duas disciplinas certamente é um dos erros mais graves de uma preparação. A teoria da resposta ao item (TRI), usada no Enem, não permite uma boa nota para candidatos que erram questões fáceis, independente da matéria. Assim sendo, estudar todas as disciplinas é fundamental. Um dos métodos mais eficientes é refazer provas anteriores do exame, pois você já vai se acostumando com as divisões e com o estilo das questões. 

Compartilhar:

0 (Comentários Desativados)