Cine PE 2014: Os Anos Felizes e O Menino do Espelho se destacam

Festival pernambucano dá início à programação de longas de ficção após dedicar sua primeira parte aos curtas e documentários.



Após a primeira premiação na noite de terça-feira, 29 de abril, o 18º Cine PE voltou sua atenção para os longas-metragens de ficção. Ainda na terça foram exibidos o argentino Todos Tenemos un Plan, de Ana Piterbarg, e o paulista Mundo Deserto de Almas Negras, de Ruy Veridiano.


Já na quarta-feira, foi o dia do público de Recife e Olinda conferir o italiano Os Anos Felizes, de Daniele Luchetti , e o mineiro O Menino do Espelho, de Guilherme Fiúza Zenha, que subiu ao palco ao lado de parte de seu elenco infantil e do ator Mateus Solano. Abaixo, você confere um breve panorama dos quatro filmes exibidos.

Todos Tenemos un Plan é um belo drama produzido na Argentina e estrelado por Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis) e Soledad Villamil (O Segredo dos Seus Olhos). A história é interessante e as atuações são excelentes, em especial Mortensen, que vive dois irmãos gêmeos cujas vidas tomaram rumos diferentes. O filme já havia sido exibido no Brasil no Festival do Rio de 2012.

Mundo Deserto de Almas Negras parte de uma premissa interessante, em que os negros formam a elite e os brancos estão nos presídios e nas periferias. Cria algumas alegorias com a cidade de São Paulo, mas não é bem acabado. Possui momentos que fazem o público morrer de rim. O problema: não é uma comédia.

Os Anos Felizes é um filme especial e muito italiano, no sentido de que seus protagonistas são vistos quase sempre brigando ou se amando. Conta a história de um casal com dois filhos. O pai é um artista plástico e a mãe é uma mulher ciumenta que não aceita o jeito liberal do companheiro. Os dois filhos são os grandes destaques da trama, roubando sempre a cena. A diretora Daniele Luchetti teve a sorte, e a competência, de encontrar dois jovens muito especiais. O longa possui alguns problemas, como investir em uma narração off inconsistente e irregular.

O Menino do Espelho é um filme que tem tudo para cativar o público infantil. Nestes tempos de videogame, tablet e coisas parecidas, o longa investe em brincadeiras e em um universo em que a criatividade e a inocência das crianças eram o mais importante. Lembra um pouco Menino Maluquinho.

Você também pode gostar

0 (Comentários Desativados)

Postagens Recentes